8º Domingo do Tempo Comum
Santos - Leandro de Servilha / Valdomiro / Besas / Gregório de Narek
Primeira Leitura (Eclo 27,5-8)
Leitura do Livro do Eclesiástico: - 5 Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. 6 Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. 7 O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 8 Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar; pois é no falar que o homem se revela.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 91)
— Como é bom agradecermos ao Senhor!
— Como é bom agradecermos ao Senhor!
— Como é bom agradecermos ao Senhor/ e cantar salmos de louvor/ ao Deus altíssimo!/ Anunciar pela manhã vossa bondade,/ e o vosso amor fiel,/ a noite inteira.
— O justo crescerá como a palmeira,/ florirá igual ao cedro que há no Líbano;/ na casa do Senhor estão plantados,/ nos átrios de meu Deus florescerão.
— Mesmo no tempo da velhice darão frutos,/ cheios de seiva/ e de folhas verdejantes; e dirão:/ “É justo mesmo o Senhor Deus:/ meu rochedo,/ não existe nele o mal!”
Segunda Leitura (1Cor 15,54-58)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: - Irmãos: 54 Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória. 55 Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?”
56 O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. 57 Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Lc 6,39-45)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.
41 Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
43 Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44 Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário